Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Por que pequenas coisas em um relacionamento significam muito?

A proximidade física pode ajudar a nutrir todos os tipos de intimidade, não apenas a física - iStock
A proximidade física pode ajudar a nutrir todos os tipos de intimidade, não apenas a física - iStock

Redação Publicado em 07/05/2025, às 10h00

Grandes gestos de amor podem trazer surpresa e alegria ao seu parceiro, mas as pequenas coisas nos relacionamentos podem fortalecer consistentemente o seu vínculo e aumentar a segurança emocional. Você preferiria que seu parceiro lhe presenteasse com um carro novo ou demonstrasse um pequeno ato de carinho e consideração todos os dias?

Para muitas pessoas, afirmações diárias e atos de amor e carinho significam mais do que um gesto único e grandioso. As pequenas coisas nos relacionamentos podem ser lembretes constantes de que seu parceiro pensa e se importa com você.

Pequenos atos contam porque podem ajudar a:

  • reduzir a incerteza;
  • proporcionar uma sensação de segurança emocional;
  • solidificar o vínculo entre duas pessoas;
  • aumentar a empatia;
  • reduzir a chance de distanciamento.

De maneiras sutis, as pequenas coisas, mais do que os grandes gestos, podem fortalecer seu relacionamento e fazer o amor durar.

Por que as pequenas coisas são tão importantes para a saúde do seu relacionamento?

Pesquisas comprovam a importância das pequenas coisas nos relacionamentos para um amor duradouro — e para o bem-estar em geral. Estudo de 2013 com mais de 5.000 pessoas descobriu que pequenos atos de gentileza e consideração eram mais importantes do que gestos de amor genéricos, como receber uma caixa de chocolates.

Um estudo de 2016 pediu aos participantes que respondessem a um questionário para identificar ações que consideravam sinais de amor importantes. A maioria dos participantes selecionou atos cotidianos de gentileza, elogios e expressões de apreço como coisas que os faziam sentir amados.

Em um estudo de 2020, pesquisadores descobriram que ter experiências amorosas cotidianas estava ligado a níveis mais elevados de bem-estar psicológico, sentimentos de propósito e otimismo. Quanto mais demonstrações de amor uma pessoa recebia diariamente, maior era sua sensação geral de bem-estar. Gestos de todos os tamanhos podem transmitir muitas mensagens, como: ‘Você é importante para mim’, ‘Eu vejo você’, ‘Eu aprecio você’ e ‘Suas necessidades e desejos não passaram despercebidos’.

Que pequenas coisas você pode fazer em um relacionamento?

Cada casal é diferente e cada pessoa pode valorizar gestos ou esforços diferentes. Entender essa "linguagem do amor" pode ser o primeiro passo para implementar as pequenas coisas em seu relacionamento. Ser intencional em relação às demonstrações diárias pode refletir que você e seu parceiro estão persistentemente escolhendo o amor.

Aqui estão algumas "pequenas coisas" e pequenos gestos que podem contar:

Gratidão

A gratidão é um gesto grandioso que pode ser expresso em pequenos atos diários de amor. Muitos parceiros dividem as responsabilidades domésticas, mas muitas vezes certas tarefas recaem sobre a mesma pessoa. Dobrar a roupa, por exemplo, pode ser algo que seu parceiro normalmente assume. Ao dobrar a roupa você mesmo, está demonstrando ao seu parceiro, por meio de ações, que o reconhece e o aprecia por sempre fazer essa tarefa. Psicólogos explicam que esses pequenos gestos podem ser maneiras de expressar gratidão. E gratidão pode manter o amor e a apreciação vivos em um relacionamento.

Satisfazer necessidades e desejos

Segundo terapeutas, observar o que o outro precisa e deseja e se doar de maneiras que atendam a essas necessidades e desejos pode fortalecer todos os relacionamentos. Um exemplo é preparar o café da manhã para o seu parceiro, que gosta de correr de manhã e nem sempre tem tempo para isso. Ao fazer o preparo, você está usando um gesto para comunicar que presta atenção às necessidades dele e que se importa em que elas sejam atendidas. Outro exemplo pode ser levar café ou chá para o seu parceiro durante o dia, porque você sabe que ele gosta de um revigorante no meio do dia, mas pode não ter tempo para fazer isso sozinho.

Proximidade física

Aconchegar-se no sofá, dar as mãos ou dar um abraço ao cumprimentar ou ao se despedir pode mostrar ao seu parceiro que aprecia a proximidade dele e que estar fisicamente perto dele é uma alegria para você. Um artigo de pesquisa empírica que explorou três estudos sobre a importância do toque em relacionamentos românticos descobriu que ele estava associado a um maior bem-estar. Esse foi o caso até mesmo para pessoas com apego evitativo que valorizavam a distância e a autonomia. A proximidade física pode ajudar a nutrir todos os tipos de intimidade, não apenas a física. A intimidade pode fazer com que ambos se sintam próximos e seguros um com o outro.

Conversar

Reservar um tempo para conversar com seu parceiro sobre como está o dia dele pode demonstrar que você está interessado no que está acontecendo com ele e que, por ser importante para ele, é importante para você. Estar disponível para o seu parceiro para compartilhar o dia dele, seus momentos de estresse e suas vitórias também pode ser um gesto de fortalecimento do relacionamento.

Lembrar-se de coisas que seu parceiro lhe disse em uma conversa também é algo pequeno que pode ser importante para ele. Perguntar sobre o projeto em que está trabalhando, o estado de saúde de um amigo doente ou o problema que precisam resolver no trabalho pode significar muito para seu parceiro.

Incentivo e apoio

As pequenas coisas em um relacionamento não precisam ser só ação e nada de palavras. Afirmações verbais de gratidão, comemoração e incentivo também são maneiras de mostrar ao seu parceiro que você está torcendo por ele, apoiando-o e desejando que ele tenha sucesso. Enviar uma mensagem de incentivo ao seu parceiro que pode precisar de um pouco mais de apoio pode ser útil e significativo. Para adicionar o elemento surpresa, você pode esconder um bilhete com uma mensagem de "Eu te amo" ou "Eu acredito em você" para o seu parceiro. Escrever uma carta de gratidão ou enviar um cartão para ele em qualquer dia também pode alegrar o dia dele e unir vocês.

Fonte: Psych Central

OSZAR »